Evento – Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (SIEPRI) – UEPB

A Universidade Estadual da Paraíba convida para o Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (SIEPRI), que em 2011 tem por tema “A Política Externa Brasileira: quem somos, o que fizemos e o que queremos?”.
O SIEPRI é o quarto seminário na área de Relações Internacionais organizado pela UEPB e é o resultado natural da evolução dos três seminários anteriores.
Em 2008, o curso de Relações Internacionais, por iniciativa de docentes e discentes da UEPB, organizou o Seminário Paraibano de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (SEPESPRI). Esse evento mostrou-se bem sucedido e gerou demandas para a consolidação da pesquisa na área de Relações Internacionais no Estado da Paraíba e no seu entorno.
Em 2009, o Segundo Seminário Paraibano de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais, cujo tema principal foi “Desenvolvimento, integração e conflito: perspectivas contemporâneas na nova ordem internacional”, repetiu o sucesso do primeiro, ampliou a participação de pesquisadores de outras instituições e deu um caráter regional ao evento.
Em 2010 o seminário tomou uma amplitude nacional, passando a chamar-se Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (SENESPRI), tendo como tema central “Segurança Internacional”. Houve a participação de docentes e de estudantes de diversas instituições nacionais como a Universidade Federal de Roraima, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba.
O SIEPRI 2011 reunirá pesquisadores, professores, autoridades e estudantes do Brasil e do exterior interessados na temática “Política Externa Brasileira: quem somos, o que fizemos e o que queremos?”. O SIEPRI correrá nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2011 e na sua programação contam mesas redondas, conferências e dois minicursos. O evento é coordenado pelo professor Dr. Filipe Reis Melo e a co-coordenação é de responsabilidade do professor Dr. Carlos Enrique Ruiz Ferreira e da professora Drª. Cristina Carvalho Pacheco, todos professores do mestrado e da graduação em Relações Internacionais da UEPB.
Informações adicionais podem ser obtidas diretamente no website do evento em http://www.siepri.com.br/.
Print Friendly, PDF & Email
Top