Funag publica novos títulos

Mundorama, Revista de Divulgação Científica em Relações Internacionais, inicia uma coluna semanal com sugestões sobre novas publicações, edições, notícias, eventos, filmes e atividades que possam interessar à ampla comunidade de estudiosos, pesquisadores e admiradores das relações internacionais, política externa, política internacional, história diplomática e áreas afins.

Nesta semana, destacamos os mais recentes lançamentos da Fundação Alexandre de Gusmão – fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e composta pelo Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e pelo Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).

Seguem as informações e links abaixo:

“História Social da Argentina Contemporânea”

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança o livro “História Social da Argentina Contemporânea”, do professor Torcuato S. Di Tella.

A presente versão, em português, do livro “História Social da Argentina Contemporânea” constitui iniciativa editorial para promover no Brasil o conhecimento do nosso grande vizinho e parceiro no MERCOSUL. Embora a relação com a Argentina seja estratégica para o Brasil e para o processo de integração regional, existe ainda uma lacuna bibliográfica nos dois países, nas respectivas línguas, português e espanhol, a respeito de narrativas e análises históricas que facilitem o entendimento mútuo. O prólogo é do jornalista Ariel Palacios, correspondente em Buenos Aires e conhecedor da realidade Argentina.

O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

Livro em comemoração aos 30 anos da ABC

Para comemorar três décadas de existência da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica a obra “30 Anos da ABC: Visões da Cooperação Técnica Internacional Brasileira”, organizada pelo diretor da Agência, embaixador João Almino, e pelo presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima. O livro faz uma reflexão sobre a trajetória percorrida pela ABC, enriquecendo, assim, a avaliação da relevância da cooperação técnica internacional para a política externa e das três décadas de vida da Agência.

O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

Livro “Do Rio de Janeiro a Istambul”

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) lança a obra “Do Rio de Janeiro a Istambul: contrastes e conexões entre o Brasil e o Império Otomano (1850 -1919)”, da Doutora em História, Política e Bens Culturais, Monique Sochaczewski.

O livro, que integra a coleção “Relações Internacionais”, faz uma investigação histórica, absolutamente inédita nos anais da literatura acadêmica brasileira. Concentra seu foco nas formas pelas quais o Brasil (primeiro Império, depois República), e o Império Otomano atuaram diplomaticamente para se inserir de maneira autônoma no sistema internacional, no período de 1850 até a constituição da Liga das Nações, em 1919. Trata-se de uma fase inequivocamente dominada pelos impérios coloniais europeus e progressivamente identificada com a lenta ascensão internacional dos EUA.

O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

“Barão do Rio-Branco – Cadernos de Notas: A questão entre o Brasil e a França (Maio de 1895 a Abril de 1901)”

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica a obra “Barão do Rio-Branco – Cadernos de Notas: A questão entre o Brasil e a França (Maio de 1895 a Abril de 1901)” do embaixador Affonso José Santos e conta com prefácio do embaixador Rubens Ricupero. É o primeiro de cinco volumes sobre os Cadernos de Notas do Barão do Rio-Branco, apresentação inédita.

Este volume corresponde ao período de 1895 a 1901, quando o Rio-Branco colocou-se à disposição do governo brasileiro como ministro encarregado da missão especial de arbitramento sobre o contestado da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. A publicação representa sucesso da ampla documentação francesa, a par dos registros do Barão. Com a leitura da documentação aqui transcrita, o sucesso obtido pelo Barão como advogado do Brasil na Questão do Amapá – ou contestado entre o Brasil e a Guiana Francesa – adquire dimensão ainda mais relevante.

A obra esta disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG.

Livro “A importância da Espanha para o Brasil: História e Perspectivas”

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica a obra “A importância da Espanha para o Brasil: História e Perspectivas”, que reúne textos de diplomatas, historiadores e acadêmicos. Estes lançam um olhar para a evolução das relações diplomáticas entre o Brasil e a Espanha de uma perspectiva histórica. A relação entre o passado e o presente está impregnada das marcas da colonização ibérica nas Américas, que ganha sua dimensão contemporânea na parceria estratégica Brasil-Espanha, e sua expressão humanística na projeção de valores caros aos dois povos com aptidão para promover diálogo intercultural e inter-religioso.

O livro está disponível para download gratuito na biblioteca Digital da FUNAG.

 

Livro “União Europeia e sua Política Exterior – História, Instituições e Processo de Tomada de Decisão”

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publica o livro “União Europeia e sua Política Exterior – História, Instituições e Processo de Tomada de Decisão” do professor da College of Europe, Olivier Costa. A obra, que integra a coleção “Em Poucas Palavras”, tem a apresentação escrita pelo embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho.

O livro é um verdadeiro guia da União Europeia, dos seus métodos de funcionamento e dos desafios atuais. O autor da obra sintetiza com propriedade as características da União Europeia como uma união econômica e política entre 28 países europeus em constante evolução. Descreve a composição, estrutura e tarefas das suas instituições, ilustra o processo de tomada de decisão na UE e descreve a evolução da política externa da instituição, fornecendo indicações sobre as relações entre a UE e o Brasil.

A obra está disponível para download gratuito na biblioteca digital da FUNAG.

Seja o primeiro a comentar

Top