A Revista Brasileira de Política Internacional é uma das mais tradicionais publicações científicas da grande área de humanidades publicada na América Latina. Fundada em 1958 pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, a RBPI assumiu desde as suas origens um papel central no pensamento brasileiro sobre relações internacionais em geral e sobre política externa brasileira, em particular.
O periódico foi criado no Rio de Janeiro, e foi animada desde sempre por intelectuais e diplomatas, muito antes de existir uma academia baseada na Universidade. A trajetória da RBPI se confunde, de certo modo, com a dos grandes debates sobre a inserção internacional do Brasil, sobre as suas vinculações com os problemas do desenvolvimento e os desafios apresentados pela política internacional.
Transferida para Brasília em 1993, a Revista passou a ser animada por professores da Universidade de Brasília que, juntamente com diplomatas brasileiros, reconstituíram o IBRI na capital federal e deram continuidade à edição. O primeiro editor da Revista nessa nova fase foi o Professor Amado Cervo, docente da Universidade de Brasília, que consolidou o perfil científico da publicação e a dirigiu até 2004.
Cervo, que é professor emérito de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, conversou com Antônio Carlos Lessa, editor-chefe da RBPI a partir de 2004, sobre o papel da RBPI na cultura política e internacionalista brasileira desde as suas origens e até os dias de hoje. Veja no link a entrevista.
Sobre o autor
Antônio Carlos Lessa, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), editor-chefe da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI, Brasília, DF, Brasil.
Este post foi originalmente publicado no Blog Scielo em Perspectiva – Humanas, em 27/07/2017.
Como citar este artigo
Este post foi originalmente publicado no Blog Scielo em Perspectiva – Humanas, em 26/04/2017.