Revista Monções recebe artigos para dossiê sobre África

A revista Monções, da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD apresenta chamada de artigos para um dossiê especial sobre África e as Relações Internacionais. Detalhes sobre a chamada podem ser vistos aqui.

Quando pensamos na África, muitas vezes somos surpreendidos por preconceitos a respeito deste grande continente. O fim da Guerra Fria foi um acontecimento importante para o continente africano. A maioria dos Estados africanos atingira a independência nos anos-chave do conflito entre as superpotências e este fora o fator crucial nas relações internacionais da África durante muitos anos.

É notável a complexa realidade continental através de um longo arco histórico. Contudo, para muitos especialistas de países ou regiões específicas do vasto continente africano, ainda não é um dado adquirido que se possa tecer considerações sobre a África contemporânea ou sobre a “experiência africana”, especialmente num contexto limitado. De fato, é impossível negar a diversidade de experiências, muitas delas contraditórias, da África atual, ou de resumi-las adequadamente. Todavia, “África” é uma categoria importante através da qual são estruturadas mundividências, uma categoria constituída de modo histórico e social, mas nem por isso menos “real”. Se é inegável que a imagem preconcebida sobre o continente africano não corresponde à experiência exata de cada país africano, o objetivo é estabelecer um perfil mais fidedigno das tendências mais importantes na África das últimas décadas.

As narrativas que permeiam as relações internacionais são influenciadas por e podem influenciar na distribuição de poder internacional (MINILLO, 2011). Da mesma forma, as narrativas que permeiam as teorias de Relações Internacionais também são afetadas e podem determinar a relação entre este campo do conhecimento e as relações de poder.

O Dossiê A ÁFRICA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS pretende apresentar contribuições para a compreensão do cenário internacional contemporâneo africano a partir de textos que discutam questões dentro do escopo das teorias das Relações Internacionais africanas, da cooperação sul-sul envolvendo os países africanos, da relação Brasil-África, dos processos regionais e transregionais de integração africana, da cooperação internacional para o combate ao terrorismo, dos processos de cooperação internacional para o desenvolvimento, relações internacionais e culturas africanas. Os textos serão recebidos de 27/05/2016 até 28/08/2016. A Publicação do dossiê ocorrerá entre novembro e dezembro de 2016.

 

Print Friendly, PDF & Email
Top