Seleção de Pesquisadores Visitantes em Relações Internacionais – CPDOC-FGV-Rio

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC) abre processo seletivo para 2 (dois) “Pesquisadores Visitantes em Relações Internacionais‘ para o primeiro semestre acadêmico de 2008 (março a julho). Os candidatos poderão ser mestres (strictu sensu), doutorandos ou recém-doutores (título obtido a partir de 2004) de qualquer área das ciências humanas e sociais cujas agendas de pesquisa sejam relevantes para a linha de Relações Internacionais do CPDOC.
Durante o período de vigência da bolsa, os pesquisadores visitantes deverão: a) Trabalhar em seus respectivos projetos de pesquisa; b) Organizar uma oficina sobre seu tema no CPDOC; c) Submeter o texto resultante da pesquisa na forma de artigo, capítulo de tese ou capítulo de livro, assim como fazer uma apresentação oral.
Não há pré-requisitos de residência para estas posições, mas a Comissão Julgadora dará preferência a candidatos que passem um período substancial no CPDOC.
Os candidatos selecionados receberão o título de “Pesquisador Visitante em Relações Internacionais‘ e serão remunerados na forma de auxílio de pesquisa pelo período de até 5 (cinco) meses consecutivos, não-prorrogáveis. O auxílio mensal é de R$2.000,00 (dois mil reais). Em nenhuma circunstância o CPDOC financiará custos de passagem, estadia ou outros itens.
A Comissão Julgadora contemplará trabalhos na área de Relações Internacionais, compreendida de modo amplo. No passado recente o CPDOC apoiou pesquisa em campos como análise de política externa, estudos estratégicos e de defesa, estudos presidenciais, economia política internacional, direito internacional, história internacional, memória e história oral.
Os interessados devem enviar mensagem eletrônica para editalri@fgv.br até 8 de fevereiro de 2008, com os seguintes documentos (em formato Word ou PDF): Carta de intenções especificando objetivos de sua estadia no CPDOC; Projeto de pesquisa; Currículo; O item mais relevante de sua produção intelectual recente (até 30 páginas).
Print Friendly, PDF & Email
Top