Revista Monções organiza dossiê sobre questões de gênero

Os editores da Revista Monções, da Universidade Federal da Grande Dourados, informam chamada de artigos para dossiês especial sobre questões de gênero. O dossiê “Feminismos, gênero e Relações Internacionais” – primeiro no Brasil sobre o tema – relembra os quase 30 anos de contribuições feministas ao campo das RI e pretende apresentar um estado da arte, com textos de pesquisador@s, profissionais e ativistas a fim de documentar quais são os rumos, as vertentes e as inovações no campo.

O Feminismo nas RI é um corpo heterogêneo com distintas epistemologias, ontologias, metodologias e normatividades. O que o identifica é a centralidade do gênero em suas análises e a construção de linguagens próprias para capturar fenômenos invisibilizados por outras vertentes da área.

Nesse contexto, o dossiê visa acessar e difundir a diversidade de olhares e locais de fala, indo além das abordagens tradicionais no campo das RI. Espera-se receber reflexões que promovam a interação entre o mundo da vida, as múltiplas formas de saber e as distintas áreas do conhecimento científico. Além disso o dossiê reunirá construções inéditas que contribuam de maneira original para o campo. Assim, além das abordagens tradicionais nas RI, são bem-vindas contribuições sobre temas emergentes e que dialoguem com outros campos do conhecimento.

Os textos serão recebidos até 24 de Abril de 2017. Informações adicionais podem ser obtidas aqui.

Print Friendly, PDF & Email

Seja o primeiro a comentar

Top