Evento – Seleção para mestrado e doutorado em Relações Internacionais – USP

O Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo – IRI-USP informa que estarão abertas no período de 18 a 29 de outubro de 2010, as inscrições para o preenchimento de vagas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Informações adicionais podem ser obtidas aqui.

A – INSCRIÇÃO:

Estão aptos a concorrer à seleção de Mestrado os candidatos com graduação completa, independentemente da área de formação. Alunos estrangeiros aprovados pelo programa deverão obter revalidação de seu diploma de graduação.

À seleção de Doutorado, os candidatos portadores de título de graduação ou de mestrado, independentemente da área de formação. Nos dois casos, alunos estrangeiros aprovados pelo programa deverão obter reconhecimento de seu diploma.

O processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado em Relações Internacionais da USP consistirá de:

a) prova de proficiência em inglês (pré-requisito para se inscrever);
b) análise de curriculum vitae;
c) análise de projeto de pesquisa;
d) teste Graduate Record Examinations – GRE.

O processo seletivo para ingresso no Doutorado em Relações Internacionais da USP consistirá de:

a) prova de proficiência em inglês (pré-requisito para se inscrever);
b) análise de curriculum vitae;
c) análise da dissertação de mestrado;
d) análise de projeto de pesquisa;
e) teste Graduate Record Examinations – GRE.

O processo seletivo para ingresso no curso de Doutorado Direto em Relações Internacionais da USP consistirá de:

a) prova de proficiência em inglês (pré-requisito para se inscrever);
b) análise de curriculum vitae;
c) análise de trabalho publicado (ou com aceite para publicação) em periódico com sistema de arbitragem;
d) análise de projeto de pesquisa;
e) teste Graduate Record Examinations – GRE.

A análise de curriculum vitae compreenderá:
– produção científica, literária, filosófica ou artística;
– atividades profissionais, quando for o caso.
– diplomas e dignidades universitárias;

No caso de candidato a Doutorado, o curriculum vitae deverá estar acompanhado de documentação comprobatória, incluída a dissertação.

O projeto de Doutorado a ser apresentado pelo candidato ao curso de Doutorado será avaliado por uma comissão indicada pela CPGPq-IRI.

O aluno que obtiver o título de Mestre e quiser prosseguir seus estudos com vistas ao Doutorado deverá submeter-se a novo processo seletivo, obedecidas as exigências regulamentares.

As inscrições deverão obedecer o calendário descrito neste edital, podendo ser realizadas pessoalmente, por terceiros ou a distância.

Pessoalmente, no Serviço de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Ed. FEA 5 – sala 14, das 10 às 12h e das 14 às 16h.

Por terceiros, no mesmo local e horário, mediante apresentação de procuração simples, acompanhada de RG do procurador e do candidato.

Se a distância, a documentação deverá ser enviada por correio, via sedex, para o endereço abaixo, observando que a data máxima de postagem deve coincidir com o último dia de inscrição (29.10.2010). Os documentos deverão chegar necessariamente até o dia 16.11.2010 e o IRI não se responsabilizará por eventuais extravios ou atrasos na entrega.

Endereço para postagem:

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Instituto de Relações Internacionais
Universidade de São Paulo
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Ed. FEA 5 – sala 14
05508-010 – São Paulo – SP

Nota: No canto direto do envelope, escreva: Assunto: Inscrição no Curso de ____________ (indicar se Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto)

Só será aceita a documentação que esteja completa e entregue no prazo.

B – DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO:

  • Formulário de Inscrição preenchido (clique aqui para obtê-lo);
  • cópia (simples) do diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Na falta de diploma, cópia (simples) do certificado de conclusão, com indicação da data da realização da colação de grau;
  • cópia (simples) do histórico escolar da graduação;
    – curriculum vitae (candidatos brasileiros, preferencialmente no formato Lattes, da CNPq). Não há necessidade de juntar os comprovantes;
  • cópia (simples) da cédula de identidade e do CPF (candidatos brasileiros);
  • cópia (simples) do RNE ou passaporte (somente para estrangeiros);
  • cópia (simples) do título de eleitor (candidatos brasileiros);
  • cópia (simples) do certificado de reservista, quando for o caso (candidatos brasileiros);
  • cópia (simples) do diploma de Mestre (só se o candidato estiver se inscrevendo para o Doutorado e houver obtido o título fora da USP);
  • cópia (simples) do histórico escolar do Mestrado (só se o candidato estiver se inscrevendo para o Doutorado e houver obtido o título fora da USP);
  • termo de compromisso informando a data da colação de grau na graduação (para os candidatos que ainda não colaram grau);
  • termo de compromisso informando a data da defesa da dissertação (para os candidatos a doutorado e que ainda não defenderam o Mestrado);
  • projeto de pesquisa;
  • comprovante de prova de proficiência em inglês;
  • comprovante de teste Graduate Record Examinations – GRE.

Todos os documentos indicados acima deverão ser entregues em papel. O projeto de pesquisa e o curriculum vitae deverão ser encaminhados também em versão eletrônica (.pdf) para o endereço pospesq.iri@usp.br.

Os candidatos reprovados na seleção poderão retirar o projeto juntamente com a documentação da inscrição, logo após a divulgação do resultado final. A documentação não retirada té o dia 22.01.2011 será encaminhada para reciclagem.

C – PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA:

Para o curso de Mestrado, a proficiência deverá ser em língua inglesa, comprovada por um dos seguintes testes de avaliação conforme o score abaixo ou scores equivalentes nas suas versões digitais:

  • teste de proficiência em língua estrangeira realizado pelo CL – Centro de Línguas da FFLCH-USP – pontuação mínima de 6,0;
  • TOEFL – Paper-based Test – pontuação mínima de 533 pontos;
  • TOEFL – Computer-based Test – pontuação mínima de 200 pontos;
  • TOEFL – Internet-based Test – pontuação mínima de 72 pontos;
  • IELTS (International English Language Testing System – Academic or General Training), com pontuação mínima de 6.0 pontos.

Para o curso de Doutorado, a proficiência deverá ser em língua inglesa, comprovada por um dos seguintes testes de avaliação:

  • teste de proficiência em língua estrangeira realizado pelo CL – Centro de Línguas da FFLCH-USP – pontuação mínima de 7,0;
  • TOEFL – Paper-based Test – pontuação mínima de 550 pontos;
  • TOEFL – Computer-based Test – pontuação mínima de 213 pontos;
  • TOEFL – Internet-based Test – pontuação mínima de 79 pontos;
  • IELTS (International English Language Testing System – Academic or General Training), com pontuação mínima de 7.0 pontos.

O candidato com formação comprovada em curso superior em país ou programa que tenha o inglês como primeira língua ficará dispensado do exame de proficiência em língua inglesa, tanto para o Mestrado como para o Doutorado.

Até a realização do exame de qualificação, o candidato estrangeiro também deverá demonstrar proficiência em língua portuguesa por meio de teste realizado pelo Centro de Línguas da FFLCH-USP ou apresentando o Certificado de Proficiência de Língua Portuguesa para Estrangeiros – CELPE-Bras, desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC). Os exames do CELPE-Bras são realizados por meio de um único exame e as informações estão disponíveis no site do Ministério
(www.mec.gov.br/celpebras).

Todos os certificados deverão ter validade máxima de cinco anos.

D – PROJETO:

O projeto de pesquisa deverá conter:
– exposição do tema e justificativa de sua relevância;
– análise da bibliografia pertinente;
– definição clara do objeto e das principais hipóteses da pesquisa;
– procedimentos metodológicos.

E – SELEÇÃO DOS APROVADOS:

O desempenho acadêmico do candidato no processo seletivo será avaliado por Comissão Examinadora composta por docentes do Instituto de Relações Internacionais indicados pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq-IRI).

A análise do projeto de pesquisa é eliminatória. Somente os alunos que alcançarem nota 7,0 nesse item, poderão continuar participando do processo seletivo.

A prova de GRE, que será classificatória, valerá, no máximo, 10 pontos. Esse valor será fixado tendo por premissa a maior e a menor nota obtida pelos candidatos inscritos no presente processo seletivo.

O candidato será aprovado se obtiver nota final mínima 7,0 (sete) na avaliação conjunta do projeto, do curriculum vitae e do testeGRE.

A nota obtida pelo candidato valerá apenas para o processo seletivo realizado, não havendo possibilidade de ser considerada em processos seletivos futuros.

F – RESULTADO FINAL:

A relação dos candidatos aprovados será divulgada no dia 03 de dezembro de 2010, no seguinte endereço http://www.iri.usp.br.

A relação das disciplinas a serem oferecidas no 1º semestre de 2011, bem como o calendário de matrículas, serão disponibilizadas no mesmo endereço e no mesmo dia em que for divulgado o resultado final deste processo de seleção.

G – VAGAS:

O Programa de Pós-Graduação de Relações Internacionais oferecerá até 15 vagas para o Mestrado e até 15 vagas para o Doutorado.

O Programa não garante bolsa de estudo para todos os aprovados. A alocação de bolsas disponíveis obedecerá a ordem de classificação dos candidatos e as regras estabelecidas pelo Programa.

Print Friendly, PDF & Email
Top