ABRI realizará em Florianópolis 3º Seminário de RI

Entre os dias 29 e 30 de setembro a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) promoverá o 3º Seminário de Relações Internacionais, com o tema Repensando interesses e desafios para a inserção internacional do Brasil no século XXI. O evento acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e promoverá a discussão de trabalhos através de painéis, workshops doutorais e mostra de iniciação científica, agrupados de acordo com as sete áreas temáticas da Associação:

  1.  Análise de Política Externa;
  2. Economia Política Internacional;
  3. História das Relações Internacionais e História da Política Externa;
  4. Instituições e Regimes Internacionais;
  5. Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa;
  6. Teoria das Relações Internacionais;
  7. Ensino de Relações Internacionais.

O objetivo do seminário é discutir e aprofundar as temáticas específicas da área de conhecimento, com o intuito de melhor qualificar o ensino e a pesquisa no campo das relações internacionais no país. Nos anos 2000, o Brasil assumiu uma nova posição de proeminência internacional. Em um cenário internacional em transformação, o país ampliou a sua presença em alguns temas e arenas centrais da política internacional, ao mesmo tempo em que reafirmou aspectos estruturais do seu comportamento externo.

Mudanças internas no país e no âmbito regional e internacional confluíram para a implementação de uma política externa com novos horizontes, trazendo também novos interesses, desafios e dilemas, cujos significados ainda não foram suficientemente dimensionados. Entre a primeira e a segunda década dos anos 2000, apesar do curto intervalo, a política externa brasileira passou por oscilações significativas, que incidiram sobre as próprias bases e as perspectivas da estratégia de atuação global do Brasil. Assim, na medida em que a política externa do país se torna cada vez mais complexa, é fundamental uma reflexão aprofundada sobre os interesses e desafios para a inserção internacional do Brasil, bem como sobre a própria natureza do ambiente internacional no século XXI e seus contornos definidores.

Insformações adicionais e inscrições no evento podem ser realizadas aqui.

Seja o primeiro a comentar