Alguns aspectos conceituais da geopolítica: breve investigação entre o clássico e o moderno no pensamento geopolítico, por J. Alexandre Hage & Lucas Fernandes

image_pdfimage_print

Ação estatal deflagrada por auto-interesse, segurança nacional, planejamento estratégico e outros componentes análogos são elementos que dão substância ao rol doutrinário do chamado realismo político, vertente consagrada no âmbito das Relações Internacionais, desde as primeiras décadas do século XX.  

A geopolítica, em suas acepções mais rudimentares, quase que de modo intuitivo, remete-nos à ilustração de um cenário conflituoso, tensionado por razões de ordem natural. Respaldadas pela geografia, tais razões podem ser subdivididas em duas categorias: a captação de recursos escassos e a expansão territorial, sendo esta motivada por questões de conquista, ou até mesmo por condições geográficas mais favoráveis, no que diz respeito, por exemplo, a itens como clima, topografia, e relevo.

A geopolítica tradicionalmente é instrumento que os Estados utilizam para tirar proveito do espaço geográfico e obter melhor situação perante outros Estados que devem fazer a mesma coisa na medida do possível. Por ser assim, a geopolítica tem permitido  várias interpretações, desde a tradicional vinculação aos países de ordem fascista até o suposto neutralismo científico empregado nos Estados Unidos dos anos 1960.

No artigo Alguns aspectos conceituais da geopolítica: breve investigação entre o clássico e o moderno no pensamento geopolítico, ora publicado no Volume 17 de Meridiano 47, Journal of Global Studies, os autores buscam explicar a geopolítica no âmbito acadêmico e em quais campos seu uso tem sido regular, considerando a época e a região que ela foi e é empregada.

Leia o artigo:

HAGE, José Alexandre Altahyde; FERNANDES, Lucas De Marco. Alguns aspectos conceituais da geopolítica: breve investigação entre o clássico e o moderno no pensamento geopolítico. Meridiano 47 – Journal of Global Studies, [S.l.], v. 17, mar. 2016. ISSN 1518-1219.

José Alexandre Altahyde Hage, Curso de Relações Internacionais, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil (alexandrehage@hotmail.com), ORCID ID: orcid.org/0000-0002-7487-489X

Lucas De Marco Fernandes, Curso de Relações Internacionais, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, SP, Brazil (alexandrehage@hotmail.com).

Seja o primeiro a comentar