Edição EDABED – Balanço Geral

image_pdfimage_print

Entre os dias 09 e 11 de setembro de 2015 foi realizado o Primeiro Encontro Distrital da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – I EDABED. O evento foi uma iniciativa do Instituto Pandiá Calógeras (Ministério da Defesa) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com a colaboração da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, da Universidade de Brasília e do Centro de Estudos Estratégicos do Exército.

As atividades da primeira sessão do evento, em 09 de setembro, tiveram lugar nas instalações do Quartel General do Exército, situado no Setor Militar Urbano de Brasília. Na parte da manhã desenvolveu-se a mesa-redonda sobre Terrorismo, mediada por Marcus Reis, do Senado Federal, e composta pelo Professor Pio Penna, da UnB, e por Marcelo Rech, do Instituto INFOREL. À tarde, houve apresentação oral de trabalhos sobre os temas “Terrorismo” e “Conflitos Armados”. Uma diversidade de assuntos foi abordada, desde ameaças bioterroristas à importância dos contratos em conflitos armados. Entre os autores, tivemos estudantes e acadêmicos da Universidade de Brasília, da Universidade Federal de Pernambuco, além de militares de instituições como a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

A segunda sessão, em 10 de setembro, foi sediada no Campus I do UniCEUB em Taguatinga. Pela manhã, realizou-se a mesa-redonda do tema “Integração Regional e Defesa”. Mediada pelo professor Antonio Jorge Ramalho, diretor do Pandiá, a mesa contou com a presença do Primeiro Secretário Cláudio Leopoldino, do Ministério das Relações Exteriores, e do professor Alcides Vaz, da UnB. À tarde, teve-se dois módulos do minicurso “Sociedade Brasileira e Defesa Nacional”, oferecidos pelo professor Antonio Jorge Ramalho e pelo Cel Simões, da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa. Ainda à tarde aconteceu a abertura da exposição de pôsteres, composta por estudantes de graduação e pós-graduação de instituições como Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade da Força Aérea e Universidade Federal de Santa Catarina. Os trabalhos apresentados perpassaram temas como relações securitárias na fronteira, alterações climáticas e estudos de segurança, questão de gênero na Força Aérea Brasileira e Responsabilidade ao Proteger.

O último dia do evento, 11 de setembro, aconteceu no Campus I do UniCEUB em Taguatinga. Abriram-se os trabalhos com a mesa-redonda de tema “Cooperação em Defesa: Estados Unidos e Mecanismos de Controle de Exportação”. Mediada por Juliano Cortinhas, chefe de gabinete do Pandiá, a mesa contou com a presença de representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil: Capt. Sam Valencia, do Departamento de Defesa, Daniel Wartko, do Escritório de Política Militar, e Landon  Loomis, do Escritório Comercial. No período da tarde, desenvolveu-se o último módulo do minicurso, que abordou os seguintes tópicos: Cidadania e cultura de defesa; O papel e a atuação do Legislativo em questões de defesa nacional; e Inserção da mulher nas Forças Armadas.

O I EDABED foi um grande sucesso. Na ocasião, foi possível reunir pesquisadores, estudanteos de graduação e pós-graduação, professores e cidadãos interessados em temas afetos à Defesa Nacional e Segurança Internacional, oriundos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O evento foi um importante espaço de intercâmbio de conhecimento em Defesa. Agradecemos imensamente aos nossos parceiros e participantes!

1 Comentário em Edição EDABED – Balanço Geral