Evento – Lançamento do livro “BRICS: Estudos e Documentos” – FUNAG

image_pdfimage_print

A Fundação Alexandre de Gusmão do Ministério das Relações Exteriores – FUNAG/MRE lançou, como parte da coleção Relações Internacionais, o livro BRICS: estudos e documentos, que reúne cinco artigos produzidos por acadêmicos e diplomatas com atuação no tema, além dos Comunicados Conjuntos das Cúpulas anuais, desde a reunião ministerial de Ecaterimburgo, em 2008, até a Cúpula de Fortaleza, em 2014.

O livro foi organizado com o propósito de dar continuidade à reflexão e ao debate sobre o mecanismo intergovernamental, consolidando, inclusive, a coletânea de documentos indispensáveis ao estudo e pesquisa de um capí­tulo das relações internacionais deste início do século XXI.

Os autores dos artigos são os diplomatas Flávio Damico e Carlos Márcio Cozendey e os acadêmicos Renato Bauman (IPEA), Adriana Abdenur e Maiara Folly (ambas da PUC-Rio e do BRICS Policy Center) e Renato Flôres (FGV).

A FUNAG vem organizando uma série de iniciativas com o propósito de contribuir para a pesquisa e o debate de questões de interesse da agenda internacional do Brasil, entre as quais o BRICS. Em 2013, foram publicadas as obras O Brasil, os BRICS e a agenda internacional e Debatendo o BRICS. Em conjunto com o IPEA, a FUNAG coeditou, em 2014, o VI BRICS Academic Forum. E em 2015, dentro da revista semestral Cadernos de Polí­tica Exterior , foi publicado o artigo VI Cúpula do BRICS: Perspectivas e Resultados, do Embaixador José Alfredo Graça Lima.

O livro está disponí­vel para download gratuito no site da FUNAG e também pode ser adquirido na loja virtual ou no estande promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasí­lia.