Evento – Lançamento do livro “O Brasil e a América do Sul – Relações Regionais e Globais” Editora Altabooks

image_pdfimage_print

A Editora Altabooks lançou o livro “O Brasil e a América do Sul- Relações Regionais e Globais” de autoria de Cristina Soreanu Pecequilo, da Universidade Federal de São Paulo, e de Corival Alves do Carmo, da Universidade Federal de Sergipe.

A obra propõe uma abordagem diferente e contemporânea sobre o Brasil e a América do Sul, sobre suas percepções mútuas e possibilidades como atores globais, abordando temas como os projetos regionais de integração sul-americanos, a presença da China na América do Sul, a competição com os Estados Unidos e a política externa de vários países sul-americanos muito pouco conhecidas. Para isso, o texto organiza-se em sete capítulos: “A Política Externa e a América do Sul”, “Do MERCOSUL à UNASUL (1989/2014)”, “O Cone Sul”, “A Região Andina e o Pacífico”, “Do Norte ao Caribe”, “A Cooperação Norte–Sul” e “A Cooperação Sul–Sul”.

Para maiores informações, o livro pode ser acessado aqui.

CRISTINA SOREANU PECEQUILO é professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Pesquisadora do CNPq (crispece@gmail.com).

CORIVAL ALVES DO CARMO  é professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pesquisador Associado dos Grupos de Pesquisa Instituto de Gestão Pública e Relações Internacionais (UNESP) e Inserção Internacional Brasileira: Projeção Global e Regional da UNIFESP/ UFABC (corival@gmail.com)

Seja o primeiro a comentar