Evento – Lançamento do Cadernos do CHDD nº 25 – FUNAG

image_pdfimage_print

A FUNAG lançou nova edição dos Cadernos do CHDD (nº 25), que traz a documentação oficial da missão do Brasil no México entre 1912 e 1915, período em que ocorria a Revolução Mexicana, guerra civil que, por quase dez anos, devastou o país.

O Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário José Manuel Cardoso de Oliveira, representante brasileiro no México entre 1912 e 1915, foi chamado a atuar no centro dos acontecimentos, no tocante a suas repercussões externas. Em meio a inúmeros desdobramentos, o papel do ministro do Brasil ganha contornos de maior relevância, na medida em que lhe cabe representar os Estados Unidos da América, após o rompimento das relações diplomáticas entre estes e seu vizinho do sul.

Na documentação, transparece a tensão com as situações de crise aguda pela disputa do poder com as quais se deparou, mas também um olhar arguto sobre os personagens e situações, além da habilidade em lidar com os desafios da ação diplomática em situações extremas, dialogando com os protagonistas das diferentes tendências em conflito.

O livro já está disponível no sítio da FUNAG para download gratuito e pode ser adquirido na loja virtual ou no estande promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.