Evento – FUNAG lança livro “O Conselho de Segurança, as Missões de Paz e o Brasil no Mecanismo de Segurança Coletiva das Nações Unidas”

A FUNAG lançou o livro “O Conselho de Segurança, as Missões de Paz e o Brasil no Mecanismo de Segurança Coletiva das Nações Unidas”, do diplomata Eduardo Uziel. O livro trata do papel das operações de manutenção da paz das Nações Unidas (em suas diferentes modalidades e formatos) como meio de atuação da Organização no cenário internacional e como instrumento utilizado com frequência pelo Conselho de Segurança. Discute também o papel que o Brasil desempenha nos esforços multilaterais de encaminhamento e solução pacífica de conflitos armados.

O autor analisa as operações de manutenção da paz como evolução inovadora do mecanismo de segurança coletiva estabelecido originalmente pela Carta de São Francisco, em 1945, e interpreta os interesses políticos que moldaram o desenvolvimento de tais missões e determinaram a participação de Estados como contribuintes de tropas.

Em 2015, a obra foi reeditada e atualizada sobretudo com os desenvolvimentos relevantes nas áreas de que trata o estudo, a partir de 2010, e que poderiam beneficiar-se de discussão e aprofundamento. A nova edição vem enriquecida com prefácio do Embaixador Ronaldo Motta Sardenberg, duas vezes Representante Permanente do Brasil em Nova York, que conduziu a delegação brasileira no Conselho de Segurança nos biênios de 1993-1994 e 2004-2005.

“Na literatura, a maioria das análises está concentrada em como as operações de manutenção da paz desempenham suas funções no terreno, deixando de lado o papel que elas desempenham na política mundial. O livro de Eduardo Uziel justamente realça essa dimensão negligenciada”, afirma Sardenberg.

O livro encontra-se disponível para compra e download no site da loja da FUNAG.