Evento – Lançamento do livro "O Brasil no Conselho de Segurança da ONU (2010-2011)" – FUNAG

A Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG publicou “O Brasil no Conselho de Segurança da ONU (2010-2011)”, organizado por Maria Luiza Viotti, Regina Maria Dunlop e Leonardo Luís Fernandes, diplomatas e integrantes da delegação do Brasil no Conselho de Segurança 2010-2011.

A publicação registra a atuação do Brasil durante seu mais recente mandato como membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Reúne discursos pronunciados pelo País sobre os temas mais relevantes tratados pelo CSNU no período, antecedidos de textos introdutórios que contextualizam as questões, expõem a visão brasileira e fornecem informação essencial para o entendimento do tratamento dado ao assunto pelo Conselho de Segurança. Relaciona, por fim, as decisões adotadas pelo CSNU ao longo do biênio sobre cada um desses temas.

O ex-ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado, autor do prefácio do livro, afirma que o Brasil consolidou seu papel como vetor de paz e estabilidade internacional e demonstrou estar pronto a assumir responsabilidades próprias de membro permanente do Conselho de Segurança. “Ao longo do nosso mandato, o Brasil também contribuiu de modo significativo para refinar, no plano conceitual, o tratamento conferido a temas de paz e segurança internacional”, destaca Figueiredo.

Para a então representante permanente junto às Nações Unidas e autora da apresentação da obra, embaixadora Maria Luiza Viotti, o livro é uma contribuição ao estudo da política externa brasileira contemporânea e um testemunho do trabalho da diplomacia nacional em questões centrais para a estabilidade e a paz mundiais. Considera tais ingredientes essenciais para a consecução das mais altas aspirações brasileiras de desenvolvimento, prosperidade, justiça social e amizade com todos os povos.

O livro já está disponível no sítio da FUNAG para download gratuito e pode ser adquirido na loja virtual ou no estande promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.