Evento – III Semana de Ciência Política – UFSCAR

Estão abertas as inscrições para a III Semana de Ciência Política da UFSCar, que acontece entre 27 e 29 de abril no Campus São Carlos da UFSCar. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) da UFSCar e traz o tema “Democracia, Conflito e Desenvolvimento na América Latina”. O objetivo é falar sobre as peculiaridades dos países da América Latina nos âmbitos político, científico e social, bem como ressaltar a importância das dimensões teóricas e empíricas das áreas subjacentes da Ciência Política e promover as conexões entre os pesquisadores.

“Nosso intuito é reunir e discutir resultados de pesquisas sobre diversas questões políticas. A expectativa é receber estudiosos de várias universidades do Brasil e da América Latina em diferentes estágios de formação”, afirma a professora Maria do Socorro Sousa Braga, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar e integrante da Comissão Organizadora do evento juntamente com os professores Thales Haddad Novaes de Andrade e Vera Alves Cepêda, também do DCSo, e Maria Teresa Miceli Kerbauy, do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Unesp.

A Semana conta com cinco tipos de atividades – ciclo de conferências, mesas redondas, grupos de trabalho, painéis e minicursos, todas orientadas por temas centrais no debate de grandes áreas da Ciência Política. Dentre os temas abordados estão “Balanço do Processo de Democratização na América Latina”, “Perspectivas da Ciência Política Contemporânea”, “Eleições, partidos políticos e o papel da mídia nas democracias”, “CTS e Meio Ambiente”, “Poder, Participação e Elites”, entre outros.

As atividades são realizadas ao longo dos três dias, entre 8 e 22 horas, em diversos locais do Campus São Carlos da UFSCar, como o Teatro Bento Prado Júnior e Departamento de Ciências Sociais (DCSo), localizados na área Sul do Campus, e nos Edifícios de Aulas Teóricas AT1 e AT2, que se localizam na área Norte. A programação completa e os horários das atividades podem ser conferidos no site do evento.

O evento ainda terá espaço para apresentação de trabalhos de graduandos, pós-graduandos, doutores e docentes. O envio de resumos deve ser feito até o dia 22 de fevereiro exclusivamente pelo site e a divulgação dos projetos aprovados será publicada no dia 9 de

março. O prazo final para pagamento dos que apresentarem trabalho é 21 de março. As normas de participação de cada atividade podem ser verificadas no site da Semana.

Já os demais participantes ouvintes devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição com desconto até o dia 9 de abril. Após esta data, as inscrições via web ficam disponíveis até o dia 26 de abril e sem desconto. Encerradas as inscrições pela internet, os interessados em participar da Semana como ouvintes ainda podem realizar as inscrições presencialmente durante os dias do evento.  A III Semana de Ciência Política da UFSCar conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar, além de Fapesp e Capes. Mais informações sobre valores, prazos e calendário podem ser conferidas em www.semacip.ufscar.br, pelo email iiisemanapolitica@gmail.com e pelo telefone (16) 3351-8415.