Evento – Publicação do livro “A Palavra do Brasil no Sistema Multilateral de Comércio (1946-1994)”, organizado por Rogério de Souza Farias

A Fundação Alexandre de Gusmão do Ministério das Relações Exteriores informa a publicação do livro “A Palavra do Brasil no Sistema Multilateral de Comércio (1946-1994)”, organizado por Rogério de Souza Farias (Brasília: FUNAG, 2014, 885p).

Em setembro de 2013, o diplomata brasileiro Roberto Azevedo ascendeu à presidência da Organização Mundial do Comércio. A vitória simbolizou o reconhecimento de uma liderança já histórica no tema. Até agora, contudo, pouco se conhecia do acervo de argumentos, ideias e teses que a diplomacia comercial defendeu e utilizou, em especial no período anterior à Rodada Uruguai. Rogério de Souza Farias, ao coletar essas fontes em arquivos e bibliotecas de cinco cidades em quatro países distintos, processo que o ocupou por mais de cinco anos, oferece aos pesquisadores brasileiros uma ferramenta para a construção de uma narrativa sobre a atuação diplomática do país no sistema econômico internacional até 1994, período que antecede a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Faça o download gratuito do livro aqui.