Capes abre seleção para doutorado pleno no exterior 2015

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abre nesta quinta-feira, 4, a seleção de candidatos para o Programa de Doutorado Pleno no Exterior para o ano de 2015. As inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pela internet, vão até 19 de janeiro.

O Programa de Doutorado Pleno no Exterior tem por objetivo conceder bolsas de estudos a fim de complementar às possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, de forma a buscar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível. A bolsa destina-se a candidatos de elevado desempenho acadêmico, que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência, para a realização de doutorado pleno em universidades do exterior.

O programa é regulado pela Portaria nº 176 de 10 de dezembro de 2012. Entre os benefícios previstos estão mensalidade, adicional para dependente, auxílio-instalação, auxílio-deslocamento e auxílio para aquisição de Seguro Saúde.

Os candidatos poderão indicar até duas instituições, para a realização do doutorado no exterior, sendo que a decisão sobre uma delas, para fins de concessão da bolsa, é de competência exclusiva da CAPES, tendo em vista a melhor adequação acadêmica e a compatibilidade dos custos relativos a anuidades e taxas escolares cobradas.

A previsão é de que o resultado seja divulgado em abril de 2014.

Acesse o regulamento.

Seja o primeiro a comentar