Evento – XI Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana – CEBRI/KAS

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e Fundação Konrad Adenauer, promove a XI Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, no dia 10 de outubro, das 9h às 19h, no hotel Windsor Atlântica (Rio de Janeiro). A edição deste ano tem como tema “Governança Multilateral de Segurança” e irá abordar, entre outras questões, a geopolítica e os conflitos no Oriente Médio e no Leste Europeu, suas implicações para o resto da Europa e para o Brasil e o papel da comunidade internacional diante desses desafios regionais.

A conferência conta com as participações de Ana Paula Zacarias (Embaixadora e Diretora da Delgação da EU no Brasil), General Menandro (Ministério da Defesa do Brasil), Jean-Loup Samaan (OTAN Defense College),Roland Schäfer (European External Action Service), Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves (Presidente do CEBRI), entre outros especialistas renomados. Os debates têm como proposta analisar temas de segurança internacional de interesse do Brasil e da Europa, apontando possibilidades de cooperação e desafios comuns.

Outros assuntos que serão debatidos no evento:

  • Como o Brasil e a Europa podem contribuir para a necessidade global de segurança?
  • Qual o papel desempenhado pelas potências emergentes, em particular o Brasil, e como isso irá mudar o papel do equilíbrio dos poderes?
  • Cibersegurança e Cyber Governança
  • O ressurgimento de conflitos regionais
  • 100 Anos da Grande Guerra; 200 Anos do Congresso de Viena

A programação completa pode ser vista aqui.

Seja o primeiro a comentar