Evento – Lançamento do livro “A Conferência de Viena e a Internacionalização dos Direitos Humanos”, de Matheus de Carvalho Hernandez

A Editora Juruá informa a publicação do livro  “A Conferência de Viena e a Internacionalização dos Direitos Humanos”, de Matheus de Carvalho Hernandez, Professor de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, com o prefácio de José Augusto Lindgren Alves.

O lançamento ocorrerá na próxima quinta-feira, 04/09, no Sebinho Cult (406 Norte) a partir das 19:00, em Brasília-DF.

O livro tem como objetivo analisar a II Conferência Mundial para os Direitos Humanos da ONU (1993), conhecida como Conferência de Viena, e averiguar sua importância para a ascensão dos direitos humanos na agenda do sistema internacional pós-Guerra Fria. Argumenta-se em favor de que o espaço da Conferência e seus debates tiveram grande influência nos processos articulados de disseminação global da temática dos direitos humanos e de flexibilização da soberania. Partindo da complexa e transversal – e não necessariamente antagônica – relação entre os direitos humanos e a soberania, o livro reconstitui o processo histórico de internacionalização dos direitos humanos durante a Guerra Fria, assim como no imediato pós-Guerra Fria, cenário da Conferência. A Conferência é analisada em seus diversos aspectos e a formação dos consensos e dos dissensos é discutida a partir do processo político de elaboração de seu documento final, a Declaração e Programa de Ação de Viena.

Para maiores informações sobre o livro e seu lançamento, consulte os links abaixo:

http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=23512 

http://sebinho.com.br/novo/?p=7393