Evento – VIII COLÓQUIO BRASILEIRO EM ECONOMIA POLÍTICA DOS SISTEMAS-MUNDO – UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC convida para o VIII COLÓQUIO BRASILEIRO EM ECONOMIA POLÍTICA DOS SISTEMAS-MUNDO, que realizará nos dias 20 e 21 de outubro de 2014.

Blocos Econômicos, Potências Emergentes e Acordos Comerciais na (e a) Perspectiva dos Sistemas-Mundo A atual conjuntura do sistema-mundo capitalista é marcada pelo surgimento de novos arranjos interestatais e por desafios para aqueles arranjos já há muito estabelecidos. Entre os novos arranjos, há os que desafiam as instituições dominantes de governança global e defendem uma ordem mundial menos hierárquica, como o BRICS e a ALBA. Por outro lado, os EUA lideram a formação de arranjos como o TTIP e o TPP no sentido de conter a deterioração de sua posição hegemônica a Leste e Oeste de seu território. Blocos mais antigos, como o Mercosul e a União Europeia, tem sua credibilidade internacional desafiada por conflitos internos. O que explica o surgimento destes arranjos? Como podem ser compreendidos na trajetória de longa duração do sistema-mundo capitalista e na atual conjuntura de crise mundial? Qual o seu potencial para a governança global em um período de caos sistêmico? Em que medida alteram os padrões históricos de competição interestatal e intercapitalista?

Em sua oitava edição, o Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo convida pesquisadores a submeterem trabalhos que abordem esta problemática a partir de uma perspectiva histórico-mundial. Como sempre, serão bem-vindas contribuições e mesmo críticas à própria Análise dos Sistemas-Mundo que foquem em outros temas e períodos históricos.

Cronograma Preliminar:

10.08 – Submissão de trabalhos completos

25.08 – Divulgação dos trabalhos selecionados

20 e 21/10 – Realização do colóquio

Regras para submissão dos trabalhos completos

Formato “word for windows” ou PDF.

Espaçamento 1,5 pontos. Fonte Times New Roman.

Máximo de 25 páginas.

Endereço para submissão: gpepsm@contato.ufsc.br