Evento – 2o Seminário de Graduação e de Pós-Graduação – ABRI

A Associação Brasileira de Relações Internacionais realizará em João Pessoa nos dias 28 e 29 de agosto de 2014 o 2º Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-graduação, com o tema geral “Os BRICS e as Transformações da Ordem Global”, para discussão do campo específico dessa área de estudo.

A realização desse Seminário é uma importante iniciativa da Associação: há um evidente crescimento da área no Brasil, reunindo atualmente cerca de 130 cursos de graduação e 12 programas de pós-graduação. No entendimento da ABRI, o crescimento quantitativo da área de conhecimento deve estarpari passu com a promoção e o aprofundamento do debate sobre o seu objeto específico de estudo, buscando, assim, contribuir para melhor qualificar os programas de ensino que têm se ampliado nas diversas regiões do Brasil. Nota-se, também, uma ampliação realmente relevante das pesquisas, ensejadas principalmente pelos programas de pós-graduação. Interessa à Associação conhecer mais de perto as temáticas centrais que têm mobilizado os esforços de pesquisadores brasileiros nesse campo de conhecimento e também criar novas oportunidades para a prática do intercâmbio desses pesquisadores entre si, bem como entre os programas de pós-graduação.

Considerando que a graduação e a pós-graduação possuem dinâmicas e exigências diferenciadas, a ABRI propõe a realização de um evento conjunto, mas em atividades diferentes, para permitir que se contemplem os avanços e os desafios próprios de cada um desses níveis da atividade acadêmica.

O Seminário de Pós-Graduação traz em sua programação, além de mesas redondas com a participação de especialistas, painéis temáticos e workshops doutorais, nos quais os estudantes de pós-graduação podem apresentar os seus trabalhos de pesquisa.

O Seminário de Graduação, por seu turno, está focado na discussão de estratégias de adaptação que os cursos de graduação podem adotar tendo em vista a aprovação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, além de mini-curso sobre aprendizado ativo. Dele participam professores e coordenadores de graduação.

Inscrições: até 30/04/2014

Resultado dos trabalhos: 20/05/2014

Envio dos trabalhos completos: 10/07/2014

As inscrições se fazem aqui.

Envio da programação completa dos Workshop Doutoral: 01/08/2014

Prazo máximo para comunicado de desistência: 20/07/2014