Chamada de artigos – A Cooperação Internacional e a Pós-Graduação Brasileira – Revista Brasileira de Pós-Graduação

Está aberto, até 22 de abril, o prazo para envio de propostas de contribuições autorais para a edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), com tema “A Cooperação Internacional e a Pós-Graduação Brasileira”. Para esta edição, estão entre os objetivos a discussão dos desafios da política brasileira diante da expansão da cooperação internacional e o aumento da inserção da temática e do debate nos círculos especializados do Brasil, envolvendo diversos atores cujos interesses e ações influenciam a dinâmica nacional.

Linhas temáticas
As linhas temáticas para as quais se espera receber contribuições são “Pós-graduação e cooperação internacional: experiências destacadas”; “Pós-graduação e cooperação acadêmico-científica: a visão internacional”; “Cooperação internacional e formação de quadros”; “Cooperação internacional e promoção da ciência, tecnologia e inovação”; “Internacionalização da educação superior e a cooperação internacional”; “Política brasileira de apoio à cooperação acadêmica científica internacional”; e “Papel indutor das agências de fomento (à formação de pessoal e à pesquisa nas políticas em favor da cooperação internacional)”.

Para esta edição, somente serão aceitas colaborações redigidas em língua inglesa para as seções de Estudos, Debates e Experiências Inovadoras, sendo necessário que os autores sugiram a seção para publicação dos respectivos trabalhos. O lançamento da revista está previsto para acontecer até o fim de setembro deste ano. Acesse aqui o edital e as normas para colaboração.

RBPG
Lançada em agosto de 2004, a RBPG é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos. A publicação é disponibilizada para todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de se encontrar disponível no portal da Capes.

Com uma média de 15 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.

Conheça mais sobre a Revista Brasileira de Pós-Graduação aqui.