Evento – Lançamento do livro “Uma parceria em construção: As relações entre França e Brasil”, de Antônio Carlos Lessa

Editora Fino Traço, o Centro de Estudos sobre o Pacífico e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília anunciam a publicação do livro Uma parceria em construção: As relações entre França e Brasil, de Antônio Carlos Lessa, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e editor da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI.

Este livro empreende um grande esforço de compreensão das relações entre a França e o Brasil, desde o fim da segunda guerra mundial e o restabelecimento das relações bilaterais, até os dias de hoje, em suas vertentes políticas, econômicas e culturais. Inteiramente baseado em documentação secreta e confidencial, francesa e brasileira, este livro define os objetivos que animaram as ações dos Estados em suas permanentes interações, bem como as leituras que lhes dão os diferentes atores sociais envolvidos na formulação, gestão e implementação da agenda bilateral. O conceito estruturante é o de parceria estratégica, que serve para contrapor a densidade do relacionamento que o Brasil mantém com a França aos demais relacionamentos centrais. Além dos episódios centrais do relacionamento bilateral, como o contencioso financeiro, as questões culturais, o colonialismo e a Guerra da Lagosta, no livro procura-se investigar a natureza própria dos vínculos franco-brasileiros, caracterizando a construção de contatos essencialmente conflituosos e tendentes à ornamentalidade, que se perpetuaram desde 1945 até o início da década de 1990, e, desde então, se identificando o surgimento de condições para a construção de uma parceria profícua.

Acesse aqui a apresentação e a introdução deste livro.

A sessão de lançamento ocorrerá no Seminário Parcerias Estratégicas do Brasil: a construção do conceito e as experiências em curso, a realizar-se no dia 5 de dezembro, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.

Este livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou diretamente no site da Editora Fino Traço – clique aqui para comprá-lo.