Evento – Lançamento do livro “A Parceria Africana – As Relações Brasil-África do Sul”, de Pio Penna Filho

Editora Fino Traço, o Centro de Estudos sobre o Pacífico e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília anunciam a publicação do livro A Parceria Africana – As Relações Brasil-África do Sul,  de Pio Penna Filho, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e diretor-geral do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI.

Dentre os países africanos, a África do Sul é um dos mais importantes parceiros do Brasil. Os dois países, além de contar com um histórico de relações bilaterais que vem de longa data, nas últimas décadas reforçaram sobremaneira suas relações ao se unirem em duas importantes iniciativas multilaterais, que são o Fórum IBAS e o grupo dos BRICS.

A aproximação do Brasil com a África do Sul de certa forma antecedeu a própria reaproximação do Brasil com a África. Após os dois países terem ficado distantes desde a década de 1970, principalmente por causa da política racista sul-africana, consubstanciada no apartheid, o fim desse regime e a democratização da República da África do Sul, com a eleição de Nelson Mandela à presidência em 1994, pavimentaram o caminho para que essa importante conexão Atlântica fosse reativada.

Desde então, gradativamente, o Brasil e a África do Sul vêm trabalhando juntos na construção de uma parceria que tem tudo para dar certo. Em termos políticos, ambos convergem em temas da agenda internacional como, por exemplo, na reforma da governança global, incluindo a reestruturação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma vez que os dois estados se colocam como candidatos a uma vaga de membro permanente. Convergem também, junto com os demais membros do BRICS, na reivindicação da alteração das regras de funcionamento do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e no comércio mundial como um todo. No campo da cooperação internacional, possuem programas amplos e diversificados, passando por múltiplas áreas.

As relações entre os dois mais importantes países em suas respectivas regiões e continentes, América do Sul e África, iniciaram o século XXI sob os auspícios do desenvolvimento e da inclusão social e estão, cada vez mais, se estruturando em sólidas bases cooperativas que indicam um futuro promissor para as relações bilaterais. Nesse sentido, o que se observa é a construção de uma parceria estratégica de países que se complementam e têm muito para contribuir um com o outro para a consecução de seus objetivos políticos, econômicos e sociais.

Acesse aqui a apresentação e a introdução deste livro.

A sessão de lançamento ocorrerá no Seminário Parcerias Estratégicas do Brasil: a construção do conceito e as experiências em curso, a realizar-se no dia 5 de dezembro, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.

Este livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou diretamente no site da Editora Fino Traço – clique aqui para comprá-lo.