Evento – Seminário "As tentativas de mediação brasileira no Oriente Médio: uma avaliação" – iREL-UnB

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília convida para a Seminário “As tentativas de mediação brasileira no Oriente Médio: uma avaliação”.

Desde 2010, o Brasil tem mostrado um interesse inédito em contribuir à resolução das crises médio-orientais. A diplomacia brasileira fez propostas audazes para integrar a mediação internacional no conflito israelense-palestino, assinou com o Irã e a Turquia um acordo para sair da crise nuclear, e ofereceu colaborar com a Rússia e os Estados Unidos em busca de uma solução negociada na Síria.

Até hoje nenhuma dessas propostas foi aceita pelas grandes potências tradicionais. O maior fracasso foi provavelmente a rejeição americana à Declaração de Teerã. Esse seminário tem como objetivo primeiro analisar esses esforços através dos motivos e das estratégias implementadas. Identificaremos também tanto os elementos valiosos que mereceriam ser aprofundados quanto os erros de política externa.

Palestrantes:

  • Cecilia Baeza, Pesquisadora do CNPq na Universidade de Brasilia e Professora de Relações Internacionais na Fundação Getulio Vargas
  • Elodie Brun, Professora Visitante do Instituto de Relações Internacionais da USP
  • Antônio Carlos Lessa, Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (moderador)

O evento terá lugar no dia 30 de outubro, das 9h às 12h, no Auditório do Instituto de Relações Internacionais (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília – ao lado do pavilhão João Calmon).

Não é necessário realizar inscrição.