Evento – Inscrições para a seleção do mestrado em Estudos Marítimos – EGN

O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) foi autorizado, pela CAPES, a iniciar suas atividades em julho de 2013. As inscrições para o Curso de Mestrado em Estudos Marítimos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN) estarão abertas de 30/09 até 08/11/2013.

As provas do processo de seleção terão início no dia 23/11/2013 e as inscrições poderão ser realizadas na secretaria do Programa e pelo correio. Informações adicionais podem ser obtidas aqui.

Os Estudos Marítimos são um campo acadêmico interdisciplinar de conhecimento, que inclui direta ou indiretamente disciplinas que conectam e se relacionam com os mares e águas interiores do mundo, tendo como finalidade o estudo das relações políticas e sociais do homem com os mares. A área de concentração (Segurança, Defesa e Estratégia Marítima) se articula com os Estudos Marítimos em três viéses. O viés da Segurança que se vincula a proteção de nossa costa contra o contrabando, o descaminho e proteção da vida humana no mar, além de exploração com segurança do conceito “Amazônia Azul”. O viés de defesa que se insere dentro da política governamental de defesa armada como um componente essencial da soberania brasileira nos mares, aí incluído a organização de operações de paz, defesa costeira e projeção de poder e o viés de estratégia marítima apontando para os caminhos necessários para se atingir os propósitos estabelecidos pelo nível político nacional. Por ser a atividade marítima multifacetada, ela abarca diversas disciplinas.

O Mestrado Profissional em Estudos Marítimos tem a proposta de preparar quadros civis e militares com ênfase no campo marítimo a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da capacitação de pessoal especializado e fomentar pesquisas para a ampliação do conhecimento acadêmico marítimo em áreas de interesse do poder naval e da defesa. A grande vantagem deste programa é o aspecto multi e interdisciplinar congregando múltiplas disciplinas, como tem sido observado em programas similares de Estudos Marítimos em países com tradição acadêmica consolidada como o Reino Unido e os Estados Unidos da América.