Evento – Chamada de trabalhos para o Seminário Governança da Internet: Desenvolvimento e Inovação 2013-2014 – NUPRI-USP

As reformas geográficas da ICANN; o lançamento de mais de mil novos domínios de topo; a utilização de mídias sociais no contexto dos movimentos de democratização em vários países do mundo; a vigilância de dados privados na internet pelos governos; a mudança do IPv4 para IPv6; e o debate sobre o marco civil da internet são só alguns dos problemas e desafios atuais na área de governança da internet. Nos últimos anos, houve um aumento na variedade de tópicos nessa área de estudos, assim como no interesse público.

Cada vez mais, usuários da internet percebem que por trás do WWW existe uma vasta gama de interesses e conflitos. Atores de diversos setores sociais e de todas as partes do mundo estão envolvidos ativamente no desenvolvimento da internet, assim como na sua utilização e nas suas consequências. Entre eles, estão indivíduos e organizações da área política, da economia privada, da sociedade civil e do mundo acadêmico. Devido às inovações técnicas permanentes, também existem mudanças frequentes na agenda da governança da internet, o que exige uma comunicação constante entre os atores envolvidos.

Com o intuito de enfatizar a cooperação entre diferentes setores, o Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI) e a empresa alemã InterNetX estão preparando o Seminário Governança da Internet: Desenvolvimento e Inovação 2013-2014 no contexto do ano Alemanha-Brasil 2013-2014 (organizado entre outros pelos Ministérios alemães do Exterior, da Educação e da Cooperação Econômica), voltado para estudantes e pesquisadores de várias áreas.

Pedimos que sejam enviadas propostas de trabalhos até 400 palavras para apresentação durante o Seminário, que ocorrerá na Universidade de São Paulo, no dia 31 de outubro de 2013. Neste contexto, serão debatidos os desenvolvimentos recentes na governança da internet. Por se tratar de seminário multi-disciplinar, serão recebidos propostas de diversas áreas de estudos, como por exemplo, Ciência Política, Engenharia, Relações Internacionais, Informática, Direito, Sociologia, Economia, dentre outros.