Evento – Seminário “Novas geopolíticas e a Pan-Amazônia – Instituto Pandiá Calógeras

Compreender a posição internacional do Brasil é importante para desenhar as políticas governamentais destinadas a alçar o país a uma posição de maior relevância no mundo.

As iniciativas atualmente empreendidas pelo Estado brasileiro vêm obtendo êxitos na área social, atendendo diretamente aos interesses da população no curto prazo, mas esses ganhos só se traduzirão em benefícios de longo prazo se estiverem associados claramente a objetivos estratégicos. Isso requer exame das capacidades e das vulnerabilidades nacionais, esforço em que se incorre mediante a publicação de documentos como a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional.

Além da publicação de documentos oficiais, importante contribuição para essa discussão pode resultar da interação entre atores políticos e a sociedade brasileira. Em um ambiente complexo, como o cenário internacional na atualidade, esse diálogo ganha relevância e pode contribuir para a definição dos conceitos que fundamentarão as ações necessárias a transformar os avanços setoriais já alcançados em uma mudança estrutural definitiva.

Com o objetivo de promover esse debate, o Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEx), em parceria com o Instituto Pandiá Calógeras do Ministério da Defesa, realizará o Seminário “Novas geopolíticas e a Pan-Amazônia”.

A iniciativa consiste na primeira reunião temática do CEEEx e visa contribuir tanto para fortalecer os estudos de Geopolítica, promovendo a reflexão sobre sua relevância na contemporaneidade, quanto para difundir informações sobre as ações cooperativas levadas a efeito pelo Governo brasileiro na América do Sul. Objetiva-se, também, aproveitar a ocasião para estreitar os laços entre indivíduos preocupados com a defesa da Amazônia.

Ao promover o evento, o CEEEx cumpre sua missão de conduzir estudos prospectivos de interesse do Exército e o Instituto Pandiá avança em seus objetivos de incentivar a pesquisa e a formação de recursos humanos no campo de defesa nacional e de promover, estimular e participar de eventos vinculados à sua área de atuação, contribuindo, ainda, para aproximar civis e militares no meio acadêmico nacional.

O seminário “Novas geopolíticas e a Pan-Amazônia” ocorrerá entre os dias 9 e 11 de julho de 2013, no período da tarde, no auditório do Estado-Maior do Exército, Bloco A, 1º piso. O encontro abordará diferentes perspectivas teóricas da Geopolítica, a partir das quais se discutirá, em caráter prospectivo, o significado estratégico da Amazônia para o Brasil e seu entorno.

O conceito de Geopolítica e as abordagens produzidas por esse ramo do conhecimento têm passado por constantes modificações. É preciso refletir sobre o alcance e a propriedade do emprego dessas concepções teóricas para interpretar a realidade contemporânea. Em outras palavras, a análise das opções brasileiras no complexo cenário atual já não se deve fundamentar apenas na mensuração de seus recursos naturais, no tamanho de seu território, em seu posicionamento geográfico, em suas alianças e capacidades militares, como destacavam Mahan, Mackinder, Spykman, Haushofer ou Douhet, geopolíticos clássicos. Atualmente, examinam-se as capacidades das potências internacionais no marco de uma combinação intrincada de variáveis, que dependem, por exemplo, de sua capacidade de resistir a crises econômicas internacionais, de sua vulnerabilidade às mudanças climáticas, do grau em que provêm condições satisfatórias a sua população e de sua habilidade em agregar apoios a seus interesses.

A partir da realização de debates sobre os conceitos tradicionais de Geopolítica e sobre sua capacidade de trazer contribuições para a análise do papel do Brasil no cenário internacional, o Seminário pretende contribuir para a construção de um pensamento geopolítico próprio para nosso país, com ênfase na importância de uma maior aproximação com nosso Entorno Estratégico e, mais especificamente, na relevância da Amazônia.

A programação, o termo de referência, a ficha de inscrição e outras informações sobre o evento podem ser encontrados no sítio eletrônico: http://www.eme.eb.mil.br/ceeex/ireuniaoceeex